Empresa São Francisco

História

História: empresa vista de cima

Como surgiu

A Expresso São Francisco foi fundada no dia 6 de abril de 1967, pelo italiano Giuseppe Grosso e seu nome é uma homenagem à devoção de seu fundador a São Francisco de Paola. A pintura da frota da empresa homenageia a Itália através da utilização das cores da bandeira italiana e à escola de samba Beija Flor de Nilópolis.

Inicialmente, a frota era composta por apenas dois veículos que operavam na linha Soares Neiva. Em 1972, a empresa já contava com cinco ônibus, que além da linha inicial, operavam também na linha circular Maria Braga – Augusto Paris.

O investimento da São Francisco na qualidade dos serviços e a atenção dedicada a cada detalhe da operação impulsionaram o crescimento da empresa, que aos poucos incorporou linhas de outras companhias e foi se ampliando para atender à demanda de seus clientes.

A sede atual da São Francisco, localizada em Nilópolis, na Baixada Fluminense, é composta por dois espaços: a G1 (garagem 1) tem 15 mil metros quadrados e lá funciona uma estação de tratamento e reuso das águas da chuva e lavagens dos veículos, assim como uma estação de tratamento de esgoto. Já a segunda garagem possui 4 mil metros quadrados.

Hoje, a empresa atua, além de Nilópolis, também em Mesquita, Nova Iguaçu e Japeri. A preocupação com a melhoria contínua na prestação dos serviços continua sendo a prioridade da empresa, que não mede esforços nem investimentos para garantir a satisfação não apenas dos seus clientes externos, como também dos internos, seus colaboradores.

A empresa hoje é administrada pelos filhos de Giuseppe, os irmãos Marcelo Grosso, Pasquale Grosso e Leonardo Grosso. Além de Nilópolis, atua também em Mesquita, Nova Iguaçu e Japeri. A preocupação com a melhoria contínua na prestação dos serviços segue sendo prioridade na empresa, e em julho de 2016 seu Sistema de Gestão da Qualidade foi certificado pela Certificadora Conceitos na norma de qualidade NBR ISO 9001:2008. A Expresso São Francisco não mede esforços nem investimentos para garantir a satisfação dos seus clientes, colaboradores e acionistas.