Empresa São Francisco

Gestão ambiental

energy_efficiency

Eficiência Energética

A frota da empresa recebe manutenções preventivas e corretivas para garantir a máxima economia de combustível e o menor impacto ambiental. É composta por cerca de 100 ônibus com idade média em torno de 3,5 anos. Alguns desses veículos são equipados com ar condicionado e cerca de 40% deles tem motor Proconve P-7, mais eficiente e menos poluente.

energy_efficiency

Selo Verde

No programa EconomizAR, da Fetranspor e Petrobras/Conpet, a empresa tem 100% de aprovação. Todos os ônibus da Expresso São Francisco rodam com o Selo Verde.

energy_efficiency

Estação de tratamento de esgoto

A Estação de Tratamento de Esgotos da empresa trata 100% do esgoto gerado, atendendo aos requisitos ambientais definidos pelo INEA e Secretaria de Meio Ambiente do Município, diminuindo o impacto para o meio ambiente.

energy_efficiency

Reutilização da Água

A estação de reuso de água da Expresso São Francisco foi inaugurada em 2013. Ela coleta e trata a água utilizada na lavagem de ônibus e proporciona uma economia diária de 70% a 90% da água em cada lavagem. Em média a economia diária é da ordem de 18.000 litros de água, o que significa também menos 18.000 litros de esgoto por dia.

energy_efficiency

Licenciamentos

As atividades da Expresso São Francisco conta com as diversas licenças exigidas para sua execução, entre elas a licença do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), alvará da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Nilópolis, Corpo de Bombeiros e a Licença Operacional.

energy_efficiency

Reciclagem de pneus e sucatas

A São Francisco faz uma separação dos resíduos sólidos e encaminha por anos cerca de 20 toneladas de material e 240 pneus para reciclagem. Uma empresa especializada é responsável pela coleta e destinação final.

energy_efficiency

Separação do óleo

Todo mês cerca de 1500 litros de óleo usado é segregado nas caixas separadoras de água e óleo. O material resultante é enviado para os processos de reciclagem, evitando assim qualquer impacto ao meio ambiente. O óleo é encaminhado para reciclagem e retorna ao mercado como óleo básico lubrificante.

energy_efficiency

Calibragem com nitrogênio

Um novo compressor com maior eficiência energética e que usa de nitrogênio para a calibragem dos pneus foi instalado em 2015 na São Francisco, com economia de energia, proporcionando menor consumo de combustível e aumento de até 20% na vida útil dos pneus.

energy_efficiency

Outras Ações

A empresa conta também para suas atividades com uma cabine de pintura fechada com filtros, e utiliza produtos biodegradáveis na limpeza e manutenção dos veículos. Estopas e outros materiais contaminados foram substituídos por um sistema de toalhas industriais reutilizáveis, que são lavadas numa lavanderia industrial.